Eu sou aluna aqui do Campus de Caxias do Sul e decidi fazer essa disciplina de férias junto com alguns colegas, hoje quando estávamos indo para Bento ocorreu um emprevisto com o nosso carro e infelizmente não conseguimos resolver a tempo de chegar na aula.
Guiada pelas orientações do AVA eu realizei as atividades propostas para a aula de hoje. Adorei visitar os sites indicados pela profª, todos super criativos. Cada site se focava mais em uma área do conhecimento, mas todos bem adequados para trabalharmos com as crianças.
Creio que seja de suma importância termos conhecimento desses recursos nessa disciplina, por assim ficaremos munidos de recursos e alternativas para inserir no cotidiano da nossa prática pedagógica.
Segue o comentário sobre o artigo lido e a atividade sobre o site escolhido:
A leitura do texto Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios, nos faz pensar a respeito da importância que os jogos têm na vida das crianças e adolescentes e como se tornou inútil competir com esses recursos. Sendo assim, cabe a escola, ao corpo docente e a família, utilizá-los a seu favor.
O aumento gradativo da presença dessa cultura tecnológica na sociedade moderna têm representado um desafio e uma grande evolução no cenário escolar. Há uma intensa produção de materiais pedagógicos digitais quem vem ao encontro dos objetivos, habilidades e competências a serem desenvolvidas pelas crianças. Com todo esse aparato disponível no mercado fica sob responsabilidade do professor utilizá-los, de forma criativa e adequada, para favorecer a aprendizagem dos alunos.
A inserção da disciplina, informática educativa, no currículo escolar oferece muitos benefícios aos alunos como, independência e autonomia para buscar informações, ressignificar e construir conhecimentos, novos recursos de aprendizagens, tudo isso de forma lúdica, atraente, interessante e divertida.
- Repositório escolhido: Proativa
- Objeto de aprendizagem escolhido: Desarollar
- Áreas de conhecimento contempladas pelo objeto de aprendizagem escolhido: Linguagem (escrita, leitura e pronúncia).
- Habilidades que o usuário deve apresentar para utilizá-lo: noções básicas da língua escrita de um dos idiomas disponibilizados.
- Possibilidades de apoio ao processo de aprendizagem:
Ampliar o vocabulário;
Perceber a diferença existente entre a pronúncia e a grafia das palavras;
Relacionar as palavras com as regras ortográficas;
- Estratégia pedagógica para explorar esse objeto de aprendizagem:
Essa atividade pode ser realizada em equipes nas quais os alunos serão desafiados a somarem um maior número de acertos por membros da equipe.
Pode ser realizada com o 2º ano dos anos iniciais, com um enfoque voltado para a diferença existente entre a pronúncia e a grafia das palavras. E para o 5º ano, com um enfoque mais gramatical e lexical.
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